
O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização para o controle e prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento internacional cujo principal objetivo é proporcionar reflexões e ampliação do acesso à saúde pública no que tange à prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, a fim de reduzir a mortalidade ocasionada por esta doença em pessoas que possuem mamas – visto que este é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo e ocupa a primeira posição por mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras.
É importante se manter alerta aos sinais e sintomas, como caroço ou nódulo endurecido nas mamas, fixo e indolor; pele avermelhada ou com aparência de casca de laranja; alterações no mamilo ou saída de líquido incomum e nódulos na região do pescoço e/ou axilas. Além disso, fatores comportamentais, ambientais, hormonais e hereditários devem ser considerados.
No entanto, é necessário refletir sobre a saúde de maneira ampla. E podemos aproveitar esta campanha para realizar outras discussões pertinentes durante este mês como, por exemplo, questões de gênero e sexualidade, relações raciais e violência contra a mulher. Por isso, seguimos a discussão sobre um Outubro Rosa que abranja demais complexidades referentes à saúde.
10 de outubro: Dia Nacional da Luta contra à Violência à Mulher
10 de outubro é uma data de celebração nacional da luta contra a violência à mulher celebrada desde a década de 80 no Brasil. As manifestações ocorridas desde aquela época resultaram em elaborações de políticas públicas de combate aos diferentes tipos de violência e garantia de direito das mulheres, em parceria com a ONU Mulheres.
Em 2020 e 2021, no contexto de pandemia da COVID-19, o número de denúncias de violência contra a mulher aumentaram em 40%, mas estima-se que os números de ocorrências sejam maiores, visto que em muitos casos ainda não há denúncias sobre o ocorrido devido às vulnerabilidades e medo que vivem as mulheres nesta situação, além do estigma social.
Com isso, o debate e conscientização sobre a violência de gênero se torna cada vez mais necessário, principalmente nos serviços de saúde, para que os profissionais identifiquem pessoas nesta situação e estejam prontos a acolhê-las indiscriminadamente, compreendendo seu contexto histórico-social, comunitário e familiar, além de suas questões singulares. De mesma forma, abordar o tema nos demais setores da sociedade pode proporcionar melhor acolhimento e respeito às vítimas, além de criar uma cultura de combate a este tipo de violência, que é tão complexa e gera tanto sofrimento a quem a vivencia.
Além desta data, o dia 25 de outubro é considerado pela ONU o Dia Internacional contra a Exploração da Mulher, a fim de representar a luta contra violências, discriminação e desigualdades de oportunidade e tratamento entre os gêneros.
-
Utilize os seguintes canais de informação e denúncias para casos de violência:
Disque 100 para violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, pessoa idosa e pessoa com deficiência.
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher.
Saiba mais sobre a ONU Mulheres: http://www.onumulheres.org.br/onu-mulheres/sobre-a-onu-mulheres/
11 de outubro: Dia internacional da menina
Ainda dentro das discussões possíveis no mês de outubro, temos a celebração do Dia Internacional da Menina, declarada pela Organização das Noções Unidas (ONU) como forma de comemoração dos progressos obtidos em prol dos direitos das meninas e adolescentes. Tal iniciativa visa promover a igualdade de gênero e empoderar meninas em todo o mundo, inclusive no que diz respeito ao acesso à informação, pois o mesmo impacta na empregabilidade de mulheres e decisões referentes à saúde reprodutiva, e também em outros cuidados em saúde.
Ademais, a data também é importante por lançar luz às situações de discriminação, abusos e violências sofridas por meninas desde a infância e proporcionar reflexões sobre projetos e políticas públicas que garantam que elas exercitem plenamente os seus direitos.
Por fim, consideramos necessário se pensar sobre identidade e papel de gênero, levando discussões à sociedade sobre a temática.
27 de outubro: Dia Nacional da Mobilização pró-saúde da População Negra
Esta data foi instituída pela iniciativa da Rede de Controle Social do Ministério Público a fim de conscientizar e promover a discussão sobre as singularidades referentes à saúde, física e mental, da população negra brasileira, uma vez que a raça é entendida como determinante social das condições de saúde pela Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – a qual é fruto de muita luta social e que tem por objetivo o combate ao racismo institucional e a promoção de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
A população negra possui demandas específicas as quais devem ser reconhecidas pelos profissionais de saúde de forma que a exclusão não seja reproduzida nas ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças a esta população. Ademais, a discussão também é pertinente para que a gestão dos serviços se comprometam a combater o racismo.
A discussão das datas desta pauta, são pertinentes para se refletir sobre os aspectos mais ampliados de saúde da mulher, além da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, visto que mulheres sofrem com outras problemáticas que vão além da saúde física, mas que estão interligadas com a mesma. Mulheres, principalmente mulheres negras, estão mais vulneráveis à violação de direitos e condições desiguais na sociedade.
A discussão sobre a interseccionalidade entre raça e gênero na saúde fica ainda mais densa e complexa quando incluímos as demandas da população LGBTQIA+ e a classe social. Considerando isto, é de relevante e urgente combatermos as desigualdades e promovermos o respeito em uma sociedade mais inclusiva.
Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/
https://www.sbmfc.org.br/noticias/luta-contra-a-violencia-a-mulher/
https://news.un.org/pt/tags/dia-internacional-da-menina
https://lunetas.com.br/dia-internacional-da-menina-entenda-por-que-essa-data-existe/
https://bvsms.saude.gov.br/27-10-dia-nacional-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra/